Clembuterol (Pulmonil): o que é, como tomar e efeitos colaterais

O clembuterol (ou clenbuterol) é uma das drogas termogênicas mais comuns usadas para emagrecer, mas se o usuário não souber como tomar corretamente, poderá sofrer com sérios efeitos colaterais.

O que é Clembuterol?

O Clembuterol é um ß-2 (Beta) agonista que é usado clinicamente como broncodilatador no tratamento de asma. Devido sua meia vida longa, de aproximadamente 35 horas (1), não é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). É um estimulante do sistema nervoso central com características similares da adrenalina e tem efeitos colaterais similares de outros estimulantes do SNC, como a efedrina. No Brasil, pode ser encontrado para uso veterinário com o nome de Pulmonil, do fabricante Vetnil, sob a forma de gel ou pó. O gel é mais facilmente manuseado, vem na concentração de 20mcg/ml. Essa é a mesma concentração que vários medicamentos destinados para uso humano, porém que não são fabricados no Brasil, e apenas são vendidos no mercado negro com risco de falsificação e valor mais elevado.

Clembuterol emagrece mesmo?

Clembuterol funciona como um termogênico no organismo. E como todo termogênico, ele não vai atacar diretamente as reservas de gordura, mas, em vez disso, acelerar o metabolismo através do aumento da temperatura corporal. De forma simples e direta, isto ocorre devido à estimulação dos receptores Beta-2 que forçam as mitocôndrias a liberarem mais calor. Consequentemente isto faz a temperatura corporal aumentar (discretamente), estimulando o metabolismo e, de fato, fazendo o usuário emagrecer mais rápido desde que o restante esteja em ordem.

Como assim?

O clembuterol é um dos termogênicos mais potentes que existem para emagrecer, mas ao mesmo tempo não é um líquido milagroso e não vai transformar o físico de ninguém por si só. Você ainda terá que fazer dieta para emagrecer e se essa dieta não estiver correta, mesmo usando clembuterol, você não vai ver resultados significativos. Mas porque usar clembuterol então?

Atletas usam clembuterol para acelerar os resultados de um plano para queima de gordura, ou seja, eles já estão fazendo tudo corretamente para diminuir a gordura corporal, o clembuterol entra apenas para acelerar ainda mais esse processo (e não para FAZER o processo ocorrer). Em suma, se você tomar clembuterol sem estar treinando e se alimentando corretamente para queimar gordura, você não vai ver resultados expressivos, mas vai ter todos os efeitos colaterais.

Como costuma ser o ciclo com clembuterol

A dosagem usual é entre cerca de 40-120 mcg/dia, normalmente é usado de forma crescente, durante quinze (15) dias e depois um descanso de mais 15 dias. Isso é feito para tirar vantagem dos “receptores virgens” do organismo, já que quando você começa a usar clembuterol pela primeira vez, até mesmo uma dosagem baixa vai fazer efeito. Começar com pouco também é útil para descobrir sua tolerância para os colaterais, e geralmente a dose não se eleva caso os colaterais se agravem.

No geral, um ciclo de clembuterol costuma ser assim:

Este é apenas um exemplo de como profissionais ciclam com clembuterol, não é necessário chegar nos 120mcg/dia e nem é o máximo que se pode usar, tudo vai de acordo com a aceitação dos efeitos colaterais. Para mulheres a dosagem entre 40-80mcg/dia é mais comum ser usada, os efeitos colaterais são os mesmos.

Essa é a maneira mais efetiva?

Sim, uma delas. Alguns questionam sobre usar 2 dias on 2 dias off, porém como já citado, a meia-vida do clembuterol é de 35hrs aproximadamente, fazendo com que nesses 2 dias de descanso não sejam suficientes para uma nova regulação dos receptores. Esses 15 dias também não são precisos, pois a inativação dos receptores adrenérgicos ß-2 pode ocorrer antes ou depois.

Qual é o melhor horário do dia para usar clembuterol?

A meia vida do medicamento é de 35 horas, então, dificilmente vai fazer alguma diferença o horário que você usa o clembuterol, pois depois de ingerido, ele vai estar no seu corpo o dia inteiro. Todavia, algumas pessoas mais sensíveis, poderão sentir mais efeitos (um pico) logo após a ingestão do medicamento. Neste caso, procure tomar bem longe do horário de dormir (do contrário você terá uma bela insônia).

Quais são os efeitos colaterais mais comuns do clembuterol?

Existem vários efeitos colaterais que o clembuterol pode causar e os mais comuns têm relação com a sua ação estimulante. Estes efeitos poderão ser fortes e costumam ser chatos, pois afetarão a maioria das pessoas de um jeito ou de outro. Assim como outros estimulantes potentes, o clembuterol poderá causar tremores nas mãos, nervosismo e ansiedade, principalmente no início do uso. Estes efeitos são considerados “fortes”, porque em pessoas mais sensíveis a estimulantes eles podem ser tão grandes que fazem o indivíduo desistir.

Outros efeitos colaterais que poderão ocorrer com uso do clembuterol:

Os efeitos colaterais vão variar de indivíduo para indivíduo, mas frequentemente ocorrem em algum grau. Pessoas com histórico de problemas cardíacos na família, pressão alta/baixa, que fazem uso de medicamentos, que sofrem de algum problema do tipo, não sabem da sua saúde atual, são sedentárias ou estão acima do peso NÃO DEVERÃO USAR CLEMBUTEROL, pois outros efeitos colaterais como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e outros problemas cardíacos poderão ocorrer.

Clembuterol não é suplemento, é uma DROGA e como todas as drogas, tem os seus efeitos colaterais. Se você não sabe o que está fazendo e não é um atleta supervisionado por profissionais, fique longe deste medicamento.

Tenho menos de 18 anos, posso usar clembuterol?

Como regra geral, antes dos 18, você não deveria estar usando clembuterol ou qualquer outra coisa do gênero. Lembre-se, clembuterol é uma droga e requer os devidos cuidados ao ser usada. Não que clembuterol fosse causar mais danos a uma pessoa mais jovem, mas existe uma grande diferença entre um adulto, com vida financeira estável, com plano de saúde e mentalidade formada usar uma droga e um adolescente que tem que usar escondido da mãe e caso tenha problemas não terá como se virar sozinho. Se você ainda tem menos de 18 anos, fique longe. Existe inúmeros artifícios a serem usados para queimar gordura sem precisar apelar para clembuterol.

Clembuterol é anabólico?

Nada comprovado em humanos (4), essas afirmações provém de estudos realizados em animais onde houve elevação dos níveis de IGF-1, porém além dos estudos serem feitos com animais onde a dosagem era inúmeras vezes superior (2) à usada na sugestão de uso acima.

Preciso usar alguma proteção?

Pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, tomate, batata, beterraba, etc.) ou mesmo suplementar com potássio para evitar as câimbras e outros colaterais relacionados à baixa concentração de potássio.

Ouvi falar sobre usar cetotifeno junto, o que é isso?

Cetotifeno é um anti-histamínico usado no tratamento de reações alérgicas de asma e bronquite. Em nosso caso, ele restaura a resposta beta-adrenérgica, possibilitando que o usuário possa estender o uso do clembuterol por mais algum tempo. Suas dosagens variam entre 2-4mg/dia.

Palavras finais

Clembuterol é um dos termogênicos queimadores de gordura mais famosos que existe, mas é válido lembrar que ele sozinho não fará milagres. Muitas pessoas começam a usar clembuterol e reclamam por não estar vendo resultados, mas se você não estiver fazendo dieta para queima de gordura e matando aeróbicos, os resultados serão mínimos mesmo. Esta droga vai amplificar os seus esforços na queima de gordura, mas se não há esforços, não espere que ele cause mudanças visíveis. E se o seu compromisso com resultados é pouco ou você ainda é sedentário (está começando agora), é recomendado que você sequer use drogas como o clembuterol. Na verdade, usar drogas nunca é a situação ideal para conseguir resultados duradouros. Aprenda a treinar, se alimentar e fazer aeróbicos antes, do contrário você não tirará proveito, mas vai colher todos os efeitos colaterais.

Este texto tem caráter meramente informativo e não substitui uma orientação médica. Jamais use drogas como clembuterol sem o consentimento do seu médico, pois pode ser extremamente perigoso, especialmente se você não tem noção de sua saúde atual.

Referências: